Um Pouco de História sobre Cachaça
Acredita-se que a destilação, como hoje praticada, tenha sido desenvolvida pelos árabes, cerca de 3000 a.C. Supostamente no ano de 800 a.C., o primeiro arak (destilado de arroz e ou melaço) tenha sido produzido na Índia.
Podemos exemplificar a nossa cachaça, também chamada "água ardente", em que o "ardente" se refere à "chama da vida".
O primeiro livro especializado, chamado Livro da destilação, foi escrito por Jerônimo, e continha uma série de ilustrações sobre o processo da obtenção do produto, além de várias receitas nas quais
poderia ser empregado.
Na Idade Média a aguardente estudada pelos alquimistas foram atribuídas propriedades místico-medicinais, sendo transformada em água da vida e prescrita como elixir da longevidade, para a cura de vários males.
Cachaça
Na história, versão mais lógica e coerente é o nome cachaça origina-se do espanhol cachaza, que, bem antes de 1500, na Península Ibérica, denominava uma bagaceira de baixa qualidade. A palavra cachaça é, como tudo indica, um brasileirismo que teve seu uso generalizado entre 1600 e 1700, para denominar nossa aguardente de cana.
Com o passar do tempo, a cachaça foi conquistando ascensão aos diversos níveis sociais, com um papel importante no período da pré - independência, quando era patriotismo não beber produtos vindo de Portugal. E em 1789, durante o movimento da Conjuração Mineira, os intelectuais, sacerdotes e militares envolvidos tomavam a cachaça como simbolo da democracia, de nacionalismo e de protesto contra as ordens de Lisboa.
Essa é uma pequena parte da história da cachaça retirada do Livro de Jairo Martins da Silva CACHAÇA: HISTÓRIA, GASTRONOMIA E TURISMO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, Obrigada por está conosco no universo da informação.