Bibliotecária da Cozinha com Propósito Gastronômico
Meu nome é Ingrid Abs, e minha história começa em 2010, quando entrei para o curso de Biblioteconomia na UFAL. Logo percebi que minha paixão estava em organizar, estudar e compartilhar o conhecimento, especialmente aquele que habita entre livros… e panelas.Em 2011, nasceu o blog BiblioGastronomia, que unia duas paixões: a informação e a culinária. Enquanto muitos blogs publicavam apenas receitas, eu queria algo mais profundo: entender os alimentos, seus nomes, suas origens e os saberes por trás de cada ingrediente.
Com o tempo, esse projeto evoluiu, assim como eu. Atuei por mais de uma década como profissional da informação, desenvolvendo projetos editoriais, curadorias, eventos e pesquisas no campo da gastronomia — inclusive colaborando na organização de uma premiação nacional de chefs.
Foi em 2020 que o blog ganhou novo nome e identidade: Gastroteca Virtual, marca registrada e dedicada a traduzir o vocabulário da cozinha, explicar técnicas e valorizar a cultura alimentar de forma leve, acessível e confiável.
Hoje, sigo desenvolvendo este espaço como uma biblioteca gastronômica comentada — com colunas sobre ingredientes, cortes, história da cozinha, glossários técnicos e mais. Um lugar onde técnica, sabor e conhecimento se encontram com alma brasileira.
💡 Curiosidades:
Criei os personagens Aurora Lex (assistente bibliotecária virtual) e Chef Bento nosso (chef IA) para facilitar o aprendizado no blog e no Instagram.
O blog existe há mais de 10 anos, com mais de 100 posts sobre cultura alimentar, vocabulário técnico, história dos ingredientes e educação gastronômica.
🔍 Quer explorar o que está por trás das palavras da cozinha?
Bem-vinda(o) à Gastroteca Virtual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, Obrigada por está conosco no universo do Tesauro Gastronômico!