Confeitaria Colombo
Confeitaria Colombo – Fundada em 1894
Em seus espaços grandiosos reluzem espelhos belgas e imperam o belíssimo mobiliário em jacarandá e as bancadas de mármore italiano. São mais de cem anos de história.
Desde de 1893 a Colombo, símbolo máximo da belle époque da cidade, faz parte do Patrimônio Histórico e Artístico do Rio de Janeiro.
Mas não são apenas os grandes salões, palco de recepções a visitantes ilustres como o rei Alberto da Bélgica, em 1920, a rainha Elizabeth da Inglaterra, em 1968, ou mesmo políticos, escritores e artistas, que marcaram a história.
Baixelas de prata portuguesa, louças da Cia Vista Alegre, mais de 500 cardápios antigos, fotos e embalagens de produtos comercializados pela Confeitaria no século passado fazem parte do belíssimo acervo, exposto no Espaço Memória.
Criado em 2002, o Espaço pode ser reservado para eventos com até 30 pessoas.
Como estudante, pesquisadora e blogueira gastronômica tive o prazer de passar pelo centro do Rio de Janeiro e entrar por alguns minutos na confeitaria, o sentimento que tive foi de surpresa e de alegria, pois, é um local lindo e bem detalhado e tudo é luxo.
Conhecemos o Sr. Orlando Duque, o garçom mais antigo da confeitaria, muito educado e simpático.
E como uma boa blogueira gastronômica perguntei a ele quem era o chef confeiteiro e ele me respondeu: Sr. Renato Freire, e por minha sorte e obra do destino quando desço da área de cima da Colombo, o Sr. Orlando prontamente me apresenta ao chef confeiteiro e claro pedi para tirar uma foto com ele.
Para mim foi um momento mágico e único conhecer a Colombo. Infelizmente não tive tempo de degustar, quem sabe em uma próxima oportunidade.
Fotos:
Sr. Orlando Duque (Garçom mais antigo) |
Maravilhoso lugar!!! Também tenho foto com o Senhor Orlando (garçom mais antigo da Colombo)...foi ele que me apresentou o Sr. Antonio Gomes da Costa, presidente e administrador do Real Gabinete Português. Veja foto no Caçadores de Bibliotecas:
ResponderExcluirhttp://cazadoresdebiblioteca.blogspot.com.br/2010/11/real-gabinete-portugues-de-leitura.html
Estou retomando o blog
ResponderExcluir