"A informação é a relação entre essas duas áreas distintas”.
Mas o que é biblioteconomia? E a gastronomia?
“Biblioteconomia é a ciência que estuda os aspectos da representação, da sistematização, do uso e da disseminação da informação através de serviços e produtos informacionais.
Trata sobre a análise, planejamento, implementação, organização e a administração da informação em bibliotecas, bancos de dados, centros de documentação, sistemas de informação e sites, entre outros.
O papel do profissional bibliotecário é de agente mediador entre a informação e quem a busca, de modo que o conhecimento chegue de forma rápida e satisfatória ao seu usuário.”
“A gastronomia é um ramo que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados.
Um gastrônomo (gourmet, em francês) pode ser um(a) cozinheiro(a), mas pode igualmente ser uma pessoa que se preocupa com o refinamento da alimentação, incluindo não só a forma como os alimentos são preparados, mas também como são apresentados, por exemplo, o vestuário e a música ou dança que acompanham as refeições.”
Como graduanda em biblioteconomia vi a possibilidade inovar e criei um blog chamado bibliogastronomia que é voltada para informação gastronômica, pois a partir dele comecei a pesquisar sobre alguns temas como história dos alimentos, notícias, cursos e etc.
No início não foi fácil porque as pessoas perguntavam o que tinha haver a minha graduação com a gastronomia e passei a fazer alguns questionamentos e vi que a informação gastronômica era a relação entre ambas.
O bibliotecário(a) é o agente mediador da informação ele pode pesquisar sobre os aspectos culturais de uma região através da culinária, procurando entender como eles comiam, quais os alimentos da região, que utensílios eram e são utilizados na cozinha, etc.
Então, com esse exemplo as duas área se complementam com a informação registrada, oral e visual de um povo, de um país, de uma cidade e etc.
Como podem perceber que as duas áreas tem muito em comum, e diferentes em seu campo de atuação, pois, a palavra que se torna possível essa aproximação é a informação, seja ela registrada, oral ou visual.
Por Ingrid Abs
Excelente! Eu acho que todo mundo que ouve falar de bibliogastronomia fica se perguntando o que é isso e como é possivel essa união. É interessante você argumentar - e argumentar cada vez mais - a favor dessa interessante relação. Acho que essa união é um dos pontos chave do seu blog, as pessoas ficam curiosas e os profissionais de ambas as áreas querem entender mais sobre o assunto.
ResponderExcluirPretendo fazer meu TCC pensando nest união biblioteconomia x gastronomia.Pode me sugestinar algo? tapporto@bol com.br Adriano
ResponderExcluirAdriano, boa tarde, primeiramente obrigada por me contactar. Você é de onde? Seu Tcc tem que abordar algo que te der prazer em pesquisar e fazer a ponte, em área da gastronomia queres escrever?
ExcluirSim, adoro gastronomia e biblioteconomia que é o que estudo. Gostaria de trazer a biblioteconomia para dentro da área gastronomia é ver o que dá. Acredito q é um desafio grande, mas aguçou mais ainda a vontade qdo li seu blog.
ExcluirDesculpe, sou de São Paulo, capital.
ExcluirComo acha q posso começa a pesquisa?
ExcluirE parabéns Ingrid pelo seu blog!
ExcluirEu também sou bibliotecária e já venho unindo as duas áreas na minha carreira profissional. Me adiciona no facebook, ou manda seu zap no e-mail ingrid@enchefs.com.br. Abraços!!
Excluir11 973298686. Whatssap Adriano
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir