🍷 Enófilo: O Apaixonado pelo Vinho
A palavra enófilo designa aquela pessoa que ama vinhos — mas que não atua profissionalmente na produção da bebida. É o apreciador, o entusiasta, muitas vezes autodidata, que participa de confrarias, encontros e eventos.
É o coração do mundo do vinho, movido por paixão e curiosidade. Diferente do enólogo, ele não é o responsável técnico pelo vinho, mas seu admirador número um.
🛠️ Enólogo: O Criador do Vinho
O enólogo é o profissional especializado que atua na produção do vinho, desde a escolha da uva até os processos de vinificação. No Brasil, temos formações técnicas e superiores, como o curso oferecido pelo Instituto Federal em Bento Gonçalves (RS).
Ele une ciência, técnica e sensibilidade para criar vinhos com identidade — e claro, também costuma ser um grande enófilo!
🍇 Sommelier: O Especialista no Serviço do Vinho
O sommelier atua diretamente com o consumidor, especialmente em restaurantes e hotéis. Ele conhece os vinhos, harmonizações, formas de servir e técnicas de conservação — além de estar cada vez mais envolvido com cafés, azeites, destilados e até charutos.
A história da profissão remonta à Grécia e Roma Antiga, passando por cortes nobres europeias até se consolidar na gastronomia moderna.
📚 Texto originalmente publicado por Luis Groff, adaptado com atualizações para a Gastroteca Virtual.
🔎 “Gostou de saber a diferença entre essas funções? Compartilhe com quem ama vinho ou deixe sua dúvida nos comentários!”
é muito bom quando postam coisas que não sabemos, essa diferença eu sabia só não conhecia a expressão enófilo! continue assim Ingrid trazendo novidades, abraço! Lucia Lemos
ResponderExcluirQue bom que gostou muitas novidades por aí.
Excluir